sexta-feira, 11 de março de 2016

RECOLHER - TOCAR

Nos tempos de outrora os pássaros e pombos eram servidores das mensagens e sinais para agir, seguir, apurar ou refletir.
Há quatro semanas sonhos profundos e intensos vem me visitar, e por vezes me roubam o sono e ou o ar. Eles têm sido tão intensos e reais, quanto os da infância e adolescência. Como que numa transposição de atmosferas, e deslocamento no tempo.
Há quatro semanas conversando com uma amiga, sobre os sonhos daquela semana, ela disse: - Ah, você e os seus sonhos. O que vem agora?
Risos e Suspiros...
Num dos sonhos, tão reais, comentei com uma das pessoas que estava no meu sonho. E na real, o sonho era real, era o que ela estava vivenciando e ele também.

Há duas noites, tive mais sonhos densos. Chamo de denso e intenso, os sonhos que tenho que me parecem tão reais, e que de repente eu acordo no susto. E depois descubro que são reais e ou sinais. No dia de ontem, no período da tarde, tínhamos uma reunião com um grupo em treinamento. E como de costume, cheguei mais cedo para organizar a sala de reuniões e treinamentos. La estava eu a organizar a sala e preparar o ambiente para receber o grupo, quando me deparei, com um lindo pássaro marrom, morto na sala, entre duas cadeiras, próximo à janela (na qual um dos vidros do vitro está quebrado). Muito que provavelmente, aquele lindo pássaro, adentrou a sala, e depois não conseguiu sair, E por ali, preso morreu. Paralisada com a cena, aguardei outra pessoa chegar para retirar o pássaro da sala. E na real embora não tenha partilhado com os demais do grupo, para não assustar, preocupar e ou amedrontar, passei a tarde toda com aquela imagem e a sensação e a experiência. Uma sensação de morte, perda e sinal de algo mais. Fiquei atônita e impressionada.
Na madruga de hoje sonhei com uma pessoa que não vejo há pelo menos 06 anos. Um sonho confuso, cheio de agua para todos os lados, com soldados, exercito, policiais, uma grande confusão. No sonho eu passeava distraidamente por uma comunidade de baixa renda, que enfrentava um “Toque de Recolher”, as pessoas me olhavam, e eu caminhava pelas sem estar com os pés no chão, como que flutuando, pelas ruas com tranquilidade. Eu seguia na direção de uma ladeira. O local mais parecia uma cidade fantasma, sem vida e triste. Avistei militares do exercito olhando para um córrego, todos de cabeça baixa, e tristes, como que aguardando algo. A água ia subindo, subindo, e se espalhava. Era mais lama, do que água. Rios e correntes, tudo marrom. Eu parei me aproximei e era o mar, mas era o rio, mas era o córrego, aguas com muito barro ia tomando conta dos espaços, e arrastando tudo. Depois sumia, evaporava e voltava como cachoeiras de lama. E as ruas estavam desertas. Avistei a pessoa que não vejo há mais de 06 anos, seu nome Aparecida, ela me fez sinal, eu me aproximei. Nos, abraçamos. Ela estava bonita, robusta, bem tratada. Havia tratado o céu da boca e sua face. Eu sorri, e ela assustada disse:
- O que você faz aqui Elaine?
- Não sei, estava em casa e algo me chamou até aqui. Uma voz me disse para passear por aqui. Acho que estou passeando. Algo me disse para vir até aqui, e eu vim...
- Volte pra casa, estamos em meio ao Toque de Recolher. Você não vê?
Olho ao redor, e olho pra ela, seu semblante se torna triste e abatido. Tudo vira silêncio, luzes apagadas, portas se fechavam... Ela some do meu campo visual...
Olho, ao redor, muita dor e sofrimento...
Quando olho, não estou mais na comunidade, estou na rua que minha irmã caçula morava, e a rua dela escorre muita água, uma enxurrada de água, tudo marrom. A água vai ficando barrenta. E uma voz que é minha diz, água, barro, força, vamos isto é do inconsciente. Vamos o que estamos vendo? O que você vê Elaine?
Há uma mistura da realidade com o que não é real, é intuitivo ou fantasia. Polícia, Exército, Comunidade, Correria, Tiroteio?
Há já sei estou misturando cenas da novela, com as imagens que vi no aeroporto de Congonhas, na sexta-feira passada. Ah esta angustia que me aperta o peito, é por conta do pássaro tão lindo que vi morto na sala 13 ontem, e por conta de ter ficando pensando no que me preocupa, deve ser isto. Num dialogo comigo mesma, no meio do meu sonho, estou sonhando dormindo, porém acordada, e dormindo. A voz continua, não é só isto, vamos em frente tem algo mais pra ver e visitar. Ainda dormindo de repente me vejo num salão sombrio, não gosto de estar ali. O local é amplo e úmido, sufoca e alivia, e protege as pessoas do que esta acontecendo do lado de fora. Elas se abrigam da água barrenta. Observo as pessoas com medo e espalhadas. As pessoas clamam. Uma voz diz:
- Tranquilidade, calma, aqui é seguro.
Há grandes espaços entre uma pessoa e outra. A cena muda, estou em outro local, ora, contudo, no mesmo lugar, e flutuando. Eu estou falando de modo duro e enérgico com um minha irmã caçula, depois com outra pessoa, e outra. E eu continuo “Chega, acorda, olha, olha, é hora de acordar, para e se olha, veja, você consegue, ver?”.
Nós vamos passeando por diversos momentos de suas vidas, por ruas e lugares conhecidos, lugares estranhos e desconhecidos por mim, e conhecidos por elas. Porém é estranho, pois eu as guio, a estes lugares.
E quando acontece o grito: - Chega, chega, cada pessoa vai se recolhendo, recolhendo, se encolhe, até que retorna ao útero materno. E eu me afasto. Elas adormecem.
Volto ao salão estranho e úmido, estranhamente vejo pessoas que conheço entre aquelas pessoas, pessoas que se encontram em sofrimento. E que não faz parte daquele lugar. Vejo um primo querido, outra prima, minha irmã mais velha. Depois passo a ver pessoas desconhecidas, tudo se mistura, e as pessoas vão se posicionando na posição fetal.  
Um homem entra na sala, e ele começa a gritar, e atira água limpa em direção às pessoas, porém às aguas são lançadas nas paredes escuras, como chicotadas, e raios que formam imagens nas paredes. A cada arremesso o local da parede que recebe água, fica claro. Raios na cor azul e branco. Aquilo é desconfortável inicialmente para as pessoas, e aos poucos vai acalmando, e elas dormem, há um reconforto. O home fala coisas estranhas e dolorosas, uma língua diferente, as pessoas ficam com medo, se assustam, sentem receio e dor, e ao mesmo tempo aliviadas. Elas se encolhem, e voltam à posição fetal. Eu observo, observo, o azul e o branco aparece, há cura, há alivio e dor. Eu olho o homem, destemido e enérgico, ao longe, do alto, flutuando. E então tomo num susto, porque aquele homem sou eu. Tomei um choquei e acordei na posição fetal, na vida real, com falta de ar, e uma lambida no nariz. Sim, a Pytuka (minha cachorrinha), me acordou com uma lambida no nariz. (risos). Ufa que alivio. Porém ao perceber que estava na posição fetal, o sonho passou em fleches ao despertar, e tomei nota, para buscar compreender.  Preparei o café da manhã, fiz algumas coisas. E logo peguei o telefone e telefonei para minha mãe, para saber se ela estava bem, e passamos 02 horas ao telefone. Enfim, uma manhã estranha ou esquisita? Uma certa angustia, sensação de dor e sofrimento no ar, olhei para o céu, e lembrei de uma amiga, que chama os dias com o azul da cor do céu de “Dia com Sabor de Menta”, e pensei é Li, hoje esta esquisito. O dia não tem o sabor de menta, tem cinza e dor no ar. O que será? E assim passei a escrever e refletir. Senti uma vontade de mexer com terra e plantas, e fui fazer isto. O telefone tocou, e era uma pessoa querida a pedir ajuda. O WhatsApp tocou, e era outra pessoa em sofrimento. Pensei comigo? Será que era isto? Voltei a escrever, e a sensação estranha não passou. A voz da intuição sussurrou, tem mais, observe, olhe ao redor, mais esta por vi. Coisa estranha, uma forte sensação de morte e vida, desespero e alívio, paz e guerra. Observe ao seu redor, observe. Parei de escrever e olhei pela janela. O céu cinza. E logo que susto, meu deus o que é isto? Uma Pomba voando na minha direção. Sério, há poucos minutos uma pomba se bateu na janela da minha sala, ela vinha voando direto para dentro da minha casa. (SP. 10/03/2015 – 14hs07min). A janela é grande e toda de vidro. Ela se bateu, porém não caiu, conseguiu se segurar com as asas. Assim permaneceu firme. Consegui me aproximar um pouco dela. E conectei aos tempos antigos, então pensei, qual o sinal? E disse em voz alta - Qual a mensagem você veio me trazer, Pomba? O que se passa? Senti angustia e um nó na garganta. E ela partiu da minha janela para outros ares. Seguiu, para a direção Oposto que havia surgido. Assim, o meditar, orar, e parar tudo, e escrever. Um dia travado, e intensamente conectado. Fleches de imagens. Loucura ou Lucidez? Qual o sentido? O que faz sentido?

Por fim ao ver a Pomba cinza com branco, se debater no vidro da janela, se segurar com as próprias garras, e conseguir manter-se, segura, me olhar, abrir as asas, e voar; conectei com o pássaro marrom, que vi ontem caído e morto no canto da sala. 

Sonhos e Realidades...
Com ebulição, pensamentos vivos...

Elaine – SP. 10/03/2015 – 14hs45min 

Nenhum comentário:

Coração Saudoso

Benji - 03 meses Benji 02 meses Benji 01 mês Benji 07 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 02 meses...