sexta-feira, 15 de abril de 2022

Que flua a Unidade em Movimento

 Olá, 👐🏻💞🙌🏼

Entre hoje até domingo receberemos e iremos compartilhar a depender do nosso Sistema de Crenças e Valores mensagens de amor, perdão, ressurreição, além da importância do ressignificar e de Feliz Páscoa.

O quanto de fato e efetivamente conseguimos efetivar estes valores por entre nossas escolhas e ações? Esperamos que parta da outra pessoa ou temos a iniciativa e movimento vital?

Páscoa - alguns irão se perguntar mas afinal o que é? Onde e aonde está?

Este é um período sagrado, recheado de significados, para alguns místico, de abertura de portais, fortes tentações e libertações, e para outros de mudança, final e renovação de ciclos. Talvez para outros só mais um dia, um dia comum, um período de confraternização, reuniões sociais e familiar prazerosa e esperada, ou de cumprimento de protocolos e obrigações, festas e os “prazeres do chocolate” e etc.

Pela manhã viajei no tempo em retrospectiva e me recordei da experiência ainda menina, fase em que aprendi através dos valores educacionais na base familiar e religiosa que Páscoa antes de tudo é pausa, passagem, abertura, vida, renascimento, amor, transformação e libertação, comunhão e agradecimento.

Há uma vivência experienciada na Igreja em que frequentava desde os primeiros anos de vida até os primeiros anos da juventude, que é comum eu recordar em especial neste período de Páscoa.

Foi numa Santa Ceia, das tantas que pude participar e ajudar a celebrar que mesmo ali ainda menina adentrando na fase juvenil próximo aos 12 anos - as palavras do pastor pareciam ecoar por todo o salão principal.

Antes daquele momento havia como de praxe ajudado a cortar em pequeninos quadradinhos o pão de forma sem casca, ferver, amassar e coar as uvas, na cozinha da Igreja com as “tias – irmãs da Igreja”. Tarefa séria e importante, poder ajudar e servir ao preparo da Santa Ceia era algo sublime e de profunda honradez, havia todo um ritual de cuidado.

Voltando ao momento da celebração recordo-me que o Pastor lançou mão de outro ingrediente que não tinha feito parte dos meus olhos e mãos no preparo na cozinha, e o partiu e se dirigindo a mim disse:

- Toma filha experimente.

Eu atenta à importância e seriedade do momento, toda contente a receber do Pastor aquele ingrediente diferente e pequenino alimento para degustar, aceitei de prontidão e logo espontaneamente expressei com careta:

- Eca 😖 é amargo Pastor.

- Sim, Elaine. É para nos lembrar que na vida também iremos experimentar amarguras.

E então se dirigindo a todos prosseguiu, dizendo algo mais ou menos assim:

- Irmãos e irmãs a vida por vezes nos apresentará situações de amarguras e, ao passar por elas é preciso lembrar do sangue e corpo de Cristo, do seu amor por nós, e assim ao viver experiências amargas, devemos saber passar por elas, de modo a conservar a doçura em nossas vidas, corações e atitudes.

Eu estava a apoiar o cerimonial e desconhecia aquela parte e o alimento amargo. Enfim foi uma experiência que me marcou e trago viva comigo até hoje enquanto instrumento de cuidado para com o meu farol e sentido de vida. E sempre que sinto o amargor ou a amargura revisito aquela passagem e vivência tão intensa.

Fiquei pensando no que compartilhar contigo hoje por entre tantas mensagens, desejos, coelhinhos e sonhos...

Como gosto de brincar, poderia te desejar tudo de “bombom” e desejar que se for para ser amargo que seja chocolate.  Também topo jiló e café amargo, contudo prefiro o chocolate! Brincadeiras à parte neste contexto de seriedade, alegria, introspecção, leveza e celebração que chama para o - “fazer algo é possível”!

Me recordei hoje pela manhã quando recém chegada aos 20 anos fui apresentada a uma ideia, uma visão de futuro, um conceito que amei e que em tese até ali acreditava que já era natural e parte de nós. Confesso que inicialmente me causara certo estranhamento, um autoquestionamento que em meu âmago indagava em silencio e inquietude – Ué mas já não é assim?

O chamado fora 💞🫂 # "que um dia doar amor e amizade seja algo tão natural quanto respirar" - JC - e até lá façamos nossa parte pois dor não tem dia e nem tem hora e quando acontece precisa ser acolhida.

Antes disto e de lá pra cá, foram e são muitos sonhos e realizações. Assim o que parece se dar Sem Perceber 🎼 https://youtu.be/SYgjHuLY8FQ  segue a se revelar e nos revelar.

Por essência contínuo acreditando que é natural a interação do amor e amizade entre nós, afinal se somos seres sociais, se desaprendemos 😯 bora reaprender 🤗 porque se a gente é que esquece 👀 pode ser 🙄💡preciso relembrar a melodia e Que Bom Amigo 🎼 https://youtu.be/XSX9MLtqNj8 que a gente consegue 💞🧭💎💡...

No fundo - no fundo, demanda manter no radar a clareza que nos liberta e conecta para com sinergia e sincronicidade fluir com o que nos prende aqui por também ser liberdade, autonomia e responsabilização do "Quem é você? Entre duas pessoas!” 🎥 https://youtu.be/EFpQXOQ4jqI

E assim nos encontros e desencontros nutrir sábios espaços para os reencontros -  imensuráveis e inesquecíveis conexões! Tem gente que chegou, gente que passou, gente que ficou, gente que voltou, gente que marcou 💞 nos Encontros e Despedidas 🎥 https://youtu.be/90pI4xNf-8I - 🎼 É a vida...🎼

Que seja possível saber qual o seu, o meu e o nosso valor enquanto indivíduo para a abundância da sabedoria coletiva 🎥 https://youtu.be/FO0AryPT3i0 - Afinal ao responder “Qual o seu valor como indivíduo?” talvez seja possível expandir e conectar 🧭💞🫂...

Fico a me perguntar por entre as inquietações produtivas sobre como cada um percebe, observa e lida com a polarização... (?)... Particularmente reconheço que mexe comigo 🧠🫁🫀👣👀🤲🏻. Observo a polaridade saudável quando integrada a moderação e ao espaço que valoriza a biodiversidade e todo seu contexto enquanto um processo rico e que sinaliza em meio ao conflito a harmonização na própria vitalidade da vida. Somos natureza, parte da natureza e do contexto. Qual o nosso contexto? Há um lugar # para SER 🎥 https://youtu.be/oY9azNNPSDQ.

Confio ser possível cooperar e colaborar em plena conexão com o bem pessoal, coletivo, social, planetário e universal. 🧠💡🧭 e assim encontrar 🎧 Harmonia entre Competição e Parceria - https://youtu.be/kD0V4Sn5p2A.

E por assim ser na beleza do "ser quem realmente se é - sabendo" após alguns sonhos e inquietações produtivas me atentei a um convite 🎁 atenta a dinâmica que clama a vida e o universo por mudanças, no movimento mágico da cíclica Mudança Interior 🎧 - https://www.youtube.com/watch?v=6UiERAeyleg e então nestas duas últimas semanas aceitei o chamado e participei da Jornada Piloto Brasil Como-Um, foi uma experiência saborosa e nutritiva. Afinal para além de apreciar um banquete do qual me cativa e cultiva, acredito no poder criativo, transformador e realizador que coexiste na força mobilizadora da rede humana com a teia da vida. Já ouviu falar? Vale conferir e espalhar - https://bit.ly/3w3gez2.

Bora contribuir com um hoje, amanhã e 2050 diferente 💞 🧭 cujo caminhar por uma cultura de paz, cooperação e colaboração

# Começa em nós por entre o Compromisso com a Ética https://www.youtube.com/watch?v=AoqSMhTdYdM&list=PLOW-y3O0uNA6OjZYbPN0hRiYDN3mOQuc-&index=13 , vivenciar os 04 Compromissos do Tratado...

Afinal fluir no Sonho de Ícaro 🎥 https://youtu.be/wexC2nJM0NQ

Requer “afinar o instrumento de dentro pra fora e de fora pra dentro” continuamente na Serra do Luar 🎥 https://youtu.be/X1sI9xxXT2U

Cuidar dos Fragmentos 🎥 https://youtu.be/pBPxFOfWqDY

E lembrar que no Tempo em Movimento 🎥 https://youtu.be/pNS80EKTK_o

Somos quem podemos ser 🎼 https://youtu.be/x-GdKwYXUY0

Pra quem celebra “Feliz Páscoa” – para quem não celebra um final de semana nutritivo.

Abração,

💋❤

Elaine Souza

8 comentários:

Filomena disse...

Obrigada por compartilhar sua experiência com o amargo.

Feliz "passagem"!

Unknown disse...

Elaine,
Obrigado por compartilhar a rica mensagem de experiência, reflexão, aprendizado e amor.
Gratidão, gente bonita!
Alberto Felix

Donizete Nascimento disse...

Elaine, a provocadora. É sempre bom ler as suas reflexões e me por a refletir: onde estou? Quem sou? Para onde quero ir?

Muito obrigado
Abraço Fraterno
Donizete

Unknown disse...

Elaine você é simplesmente um encanto... transforma amarguras em doçuras... consegue costurar colchas de retalhos com precisão cirúrgica... gratidão por me fazer acreditar que " fazer algo é possível"...
Meus agradecimentos...o abraço é fraterno porém é do tamanho do universo!!!
João Carlos

Fertilizando_as_Ideias disse...

Obrigada Elaine por compartilhar esse banquete de Páscoa conosco, onde sentimentos e canções nos embalam, conduzindo à Renovação! ❤️🙏🏻

Fertilizando_as_Ideias disse...

Obrigada Elaine por compartilhar esse banquete de Páscoa conosco, onde sentimentos e canções nos embalam, conduzindo à Renovação! ❤️🙏🏻

Abraço fraterno, Francinni

Elaine Souza disse...

Olá, gratidão a cada um que por aqui, e no privado compartilharam de sua inteireza, percepções, sensações, experimentos e possíveis conexões! Celebro a honra da conexão humana de coração para coração. :) Abração, Elaine

Fernandes disse...

Consegui ler calmamente hoje, sra Elaine.

Parabéns pela sensibilidade do texto!

Coração Saudoso

Benji - 03 meses Benji 02 meses Benji 01 mês Benji 07 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 02 meses...