sábado, 5 de dezembro de 2015

Celebrar O Voluntariado

05 de Dezembro
O Dia Internacional do Voluntariado

Que esta celebração contribua com o multiplicar em “quantidade e qualidade” cada vez mais o número de cidadãos engajados numa causa social e no exercício do voluntariado. E que o conceito do servir a pátria e ao planeta, se dê cada dia mais cedo. Até chegar o dia em que desde a primeira infância, seja “o exercício do amor e da amizade”, e o trabalho voluntário algo “tão natural quanto o ato de respirar”.

Agradecer e reconhecer o engajamento do corpo de voluntarios na prestação de serviços a sociedade no “Dia Internacional do Voluntariado”, se traduz na certeza de que a obra do servir, atua enquanto um facho de luz e transformação, na fé no homem e na vida.

Uma celebração que nos convida a transcender o parabenizar os cidadãos voluntários, ao encontro do genuíno inspirar e estimular o despertar para este tema, enquanto prática comum, e natural, nesta realização do que se traduz enquanto resgate e cuidado para com a dignidade humana e da vida.

Quanto mais cedo o cidadão se engajar e compreender que participar e contribuir com um trabalho voluntário, além do altruísmo, representa um ato e exercício de cidadania em prol de um mundo melhor. Daí o sentido, de ser um dever de SER HUMANO, contribuir com uma sociedade mais fraterna e solidária, em prol de um planeta, vida e relações mais sutentáveis.

Que enquanto pais, tios, avós, irmãos, educadores e amigos de crianças, adolescentes e jovens,  possamos perseverar avante a inspirar pela prática e vivencia do voluntariado, à transcender o desejo de um mundo melhor para nossos filhos, sobrinhos, netos e futuras gerações.

Que possamos no aqui e agora contribuir e efetivamente deixar crianças, adolescentes, jovens, filhos, sobrinhos, irmãos, netos e alunos, melhores para o mundo.

Quanto mais cedo engajar às pessoas (crianças, adolescentes e jovens), na seara do Bem Maior; melhor para a Sociedade e Planeta. Não importa a Instituição ou o Lugar, o importante é conhecer a maravilha do Dar de Si e do Bem Servir, fazer a diferença, exercitar o amor e a fraternidade incondicionalmente.

Que a cada dia possamos renovar nossos votos de compromisso com vida, no exercício do voluntariado, com fé e realização, na humildade do dar de si, indistintamente, aos que nos procuram no pedido de socorro ou ajuda.

Que o voluntário possa “como a abelha, semear gotículas de mel, semear um pouco de doçura e cura diante as amarguras e mazelas da alma que vão se acumulando ao longo dos anos”, no âmago daqueles que agonizam na ambivalência entre o viver ou morrer.  

Que possamos nos abrir cada vez mais para vivenciar a compaixão junto ao calvário emocional das vítimas de tentativas frustradas do suicídio, e dos sobreviventes deste impacto que dilacera o coração e a alma humana.

Abraço fraterno,
Elaine Souza
SP. Dezembro 2015

3 comentários:

Flavia Cruz disse...

Muito bom Elaine. Maravilha. Grata por reflexão.

Anônimo disse...

Elaine, querida amiga de voluntariado... suas palavras são estímulo. E por falar em estímulo nesta jornada voluntária, recordo-me de um livro do irmão Henrique Justo, falando das grandes lições de Carl Rogers, cujo título é "Cresça e Faça Crescer". Este título, para mim, resume bem minha filosofia de vida voluntária: busco crescer para oportunizar crescimento ao Outro; busco beber na Fonte, alimentar-me para poder oferecer alimento e água, transbordar. Um abraço fraterno, longo e demorado para você! (com desejo de reencontrarmo-nos numa desta RGVs por aí ou Encontro Regional)

Anônimo disse...

Sérgio - CVV Franca SP

Coração Saudoso

Benji - 03 meses Benji 02 meses Benji 01 mês Benji 07 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 02 meses...