terça-feira, 8 de novembro de 2011

Reconheça Mais, Elogie Menos e Considerarás Mais

Reconhecimento pra mim esta relacionado à consideração da existência de outrem ou de algo. É um movimento que implica na consideração e aproximação de algo ou de alguém e que nos ajuda a reconhecer: “o que é”, “como é”, “porque é”.
O elogio move se ao encontro do aprovar ou reprovar, desse modo pode atrofiar ou massagear o ego. Pode estar arraigado, de interesses mútuos (quem faz o elogio / quem recebe o elogio), de aprovação, ganhos e vínculos.
O reconhecimento transcende e esta muito além da aprovação ou reprovação. Desse modo impulsiona potencialidades e capacidades, contribuindo com a plenitude de outrem ou de algo, sendo incondicional esta livre de interesses unilaterais ou mútuos.
Elogio pode gerar prazer instantâneo, momentâneo, aquecimento ou receio no ninho. Gerando aproximação ou distanciamento, conforme a fome e necessidade de cada um. De algum modo pode gerar dependência ou alimentar relações co-dependentes.
Reconhecimento transmuta a esfera do julgamento comum e suas sentenças sociais, das preferências e gostos pessoais, e toca no cerne. Com um simples gesto, toque, som ou movimento, por vezes se traduz o reconhecimento ao que se reconhece e se quer reconhecer.
Reconhecimento liberta e impulsiona as potencialidades e capacidades, serenamente e intensamente nutre mediante a consideração do que “se é” ou se “esta sendo” se exerce com responsabilidade, por isso liberta e não aprisiona. O que é diferente do elogio e por vezes da sua própria intencionalidade motivacional.
Reconhecimento é diferente de elogio. Reconhecimento se conecta de algum modo a empatia e alimenta a interdependência. Elogio se conecta a simpatia e alimenta a dependência.
Reconhecimento liberta e impulsiona para: agir, ser e estar. Reconhecimento considera e enxerga potencialidades e capacidades, não aprova ou reprova; simplesmente se conecta a existência e ao existencial.
Elogio, aprova ou reprova, pode gerar dependências e é uma bela ferramenta de manipulação, mediante a enorme necessidade humana de aprovação, aceitação e de reconhecimento existencial. Quanto maior a necessidade de aprovação e estima, maior o grau de dependência e possibilidades de ser manipulado ou manipulável via elogios aprovação / reprovação.
Elogio pra mim esta relacionado à manipulação, aprovação e reprovação, que gera condicionamentos e relações dependentes. E nós como seres humanos temos uma forte tendência induzida desde os primeiros meses de vida ao “alimento” da aprovação e seus pressupostos condicionantes.
Acredito na importância do reconhecimento, porém na minha percepção ele está relacionado e conectado a consideração do que “é”, “esta”, “se é”, “se esta”, é livre e liberta, lubrifica e acolhe o florescer das “capacidades” e “potencialidades”.  
Com amor,
Por reflexão: Elaine Souza – 08/11/2011 – 10h45min

Nenhum comentário:

Coração Saudoso

Benji - 03 meses Benji 02 meses Benji 01 mês Benji 07 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 02 meses...