segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A DESCOBERTA DO CATIVAR - PAUSA EM 1996

PRECISO DE UM PAPO DE LOUCO – TOPA IR AO MECK?
(risos) / Nota: Caras = Adulto
Cativar, a mágica da amizade

1996 – Após um “papo de louco”, comparando o que eu exercia nas pessoas, com o que outro ser semelhante também exercia, veio o EUREKA. A maça caiu na cabeça, e Lótus floriu na cena. Convidei uma grande amiga para um “papo de louco”. Aqui batizo de Grande Li.
- Hei Li, acho que encontrei uma peça, refletindo sobre o “papo de louco” com o meu amigo Einstein, e a diferença do ser uma mulher sedutora do ser uma mulher fascinante. Olhando para o nosso amigo Matheus e pra mim. Descobri que muito provavelmente não é por nós que as pessoas se apaixonam, e sim pela maneira de sermos, a forma em que as tratamos.
- Uhn, interessante Anjo continue (...)
- Então, a sensação que me dá é que as pessoas estão ou são tão carentes de afeto e afago, que ao primeiro sinal e possibilidade desse comportamento que afaga e acalenta a alma, querem pra si ou saem correndo. É como se enxergassem a pessoa que lhe oferece gratuitamente e incondicionalmente afeto, como sua propriedade, a ser assumida pra si. E então querem tomar posse, desejam tomar posse. Estranhamente no mundo dos mais velhos, nesse mundo maluco dos "adultos", posse e propriedade do outro, vai direto para “sexo”, “relação sexual”. “relacionamento de propriedade (ficar, namorar, paquerar, noivar, casar, ter caso, ser amante ou se aventurar)”, e então confundem tudo. Não estou dizendo o que é certo ou errado, e que isso é errado. Apenas sinto que é perigoso o envolvimento com outros Seres Sexualmente ou Afetivamente por mera carência e fome, isso pode gerar dependências e relações doentes. Não sei exatamente de onde estou tirando isso, mas é o que sinto. Quando vejo essas coisas na TV, no Jornal e por ai, de alguém que matou ou matou-se por amor. Pra mim isso não é amor, isso é amor doente, é desvio, é posse, Entende? Faz sentido pra você? Digo as pessoas estão famintas pelo alimento e não necessariamente pela pessoa em si. E assim confundem projeção e carência, com amor. E amor não é isso, amor liberta, amor flui. Amor é algo além que não consigo explicar ou expressar em palavras.
- Anjo, isso faz sentido. É como se você estivesse sentindo que nós sentimos que a intimidade máxima precisa se findar no relacionamento a dois com sexo. E ao mesmo tempo você estivesse a oferecer algo diferente, que não nos contaram que existe, ou agente mesmo se esqueceu que existe. E por medo de te perder. Alguns querem se apropriar e tornar-se seus donos. E não percebem que quanto mais tentam te prender mais te perdem. É como se não desejássemos dividir você com outros, enquanto você por outro lado não se sente propriedade de alguém. É isso?
- Carambola, Li, é exatamente isso. Pra mim intimidade é algo que transcende a tudo, e não se explica se vive. E acho que o sexo é mágico, é bom é belo é energia vital. De algum modo sinto profundo sentido, no que minha mãe diz. Ela sempre diz que o Sexo é algo Sagrado que nos liga a Deus e a Vida, e que é o Segredo do Casamento. Percebo que tem um misto de crédulos, moralismo e doutrina nisso, e ao mesmo tempo tem alguma conexão, algum fundamento no sentido da conexão do natural e da pureza. Por isso não quero ser moralista ou repreender ninguém, mas de algum modo, sinto que a promiscuidade, o sexo leviano, o fazer por fazer, é algo que nos liga a outra energia, algo que fica só no instinto como animal irracionais, algo que machuca e adoece o ser humano. Já quando conciliado nas duas energias instinto natural e amor universal, deve acontecer alguma mágica que eu não sei bem explicar que nos liga ao aspecto sagrado do simples, do simplesmente Ser e Existir livremente, e fluir com a vida. Algo que se faz por escolha e não por padrão ou imposição. 
- Lindo isso! Anjo tem algum sentido, nisso. Como você diz é tão mágico essa oportunidade de “papo de louco”, você come as horas. E agente se revela, se descobre, por vezes assusta e dá vontade de sair correndo. Por outras é absolutamente tão encantador que chega a ser indescritível, será que isso é o Amor?
(risos e silêncio)
- Ah, sei lá, meu. Só sei que esse negócio de não poder tratar bem as pessoas, não poder fazer mais poesia, escrever textos, compartilhar pensamentos e desenhos através do papel, não poder dar flores e bombons, não poder abraçar apertado, ficar junto, deitar no colo, dar colo, dar as mãos, rir a toa, tomar banho de chuva, dar presente, sem que alguém confunda com "tá rolando ou vai rolar", esta me enlouquecendo. Esse negócio de que têm hora e momento certo, data certa, pra ser, pra poder por certo e direito compartilhar e doar, é "esquisito" pacas. E estou com dificuldades de compreender porque não dá liga, saca? É engraçado e sem graça, quem foi que inventou esse negócio de que dar presente, fazer poesia, e dizer eu te amo, você é importante ou especial pra mim, tem dia e hora marcada? Quem inventou isso acho que estava “doidão” por não conseguir mais ser “loucão”. Quem foi que inventou esse lance de que andar de mãos dadas com alguém na rua, significa que se tem algo além de amizade com essa pessoa? E quando pergunto isso, o máximo que os Caras, conseguem me responder é que sou “Revolucionária” ou que sou “Lunática”.
- Sabe Anjo, é meio estranho mesmo, e faz sentido esse não ver muito sentido. Porém por alguma razão é assim que as coisas funcionam, e agente vai deixando de ser agente.
- Ah, então não quero Ser ou me tornas mais um desses Caras, não. Já pedi pro "PAISÃO - Cara, me tira os dons se eu for usar pro mal, e me tira dessa se for para me tornar amarga ou amargurada, pois a vida é doce". Sei que ele me escuta e me atende. Tô fora desse negócio. E quem quiser se confundir, que se confunda. Eu só preciso encontrar um ponto de equilíbrio, pois ainda não sei qual é o ponto de equilíbrio. Afinal quando alguém confunde as bolas comigo e vem com segundas intenções, quando eu apenas estou a me compartilhar em afeto e afago, isso tanto me assusta, quanto por vezes dependendo de como se chega me machuca. Por outro lado, também não quero machucar ou assustar os Caras, afinal isso também me machuca. Não posso simplesmente ser indiferente e dizer que todos estão errados, equivocados, confusos e perdidos, e eu que estou certa. Isso seria indiferença para com o sentir e jeito de Ser do outro. Preciso olhar pra isso, e ver no que é possível contribuir e como fluir.
(silêncio)
- Então, Li, esse foi o lance que saquei agora. Com esse nosso "papo de loucos" de hoje, ficou ainda mais claro. Sim, as pessoas se apaixonam pelo modo que as tratamos, e não necessáriamente por nós. Eu e o nosso amigo Matheus, não fazemos por mal, é natural e normal pra nós. Só que o que é natural e normal pra um, não significa ser para o outro. O erro seria usar a fragilidade e a carência do próximo em proveito próprio, isso seria usar o outro, quando na verdade para fluir no amor, o nosso principal papel deve ser o de ajudar o outro a perceber a sua própria confusão e ao mesmo tempo não nos deixar confundir. Acho que após esclarecido, se a coisa flui e algo mais emerge, pode até se transmutar em amor, mas não antes dessa clarificação, desse respeito as fragilidades e vulnerabilidade do outro Ser. Faz sentido pra você? 
- Sabe Anjo, vejo sentido no que você esta falando. Porém acho que vocês dois não estão no mesmo nível. São estágios e processos diferentes. Talvez haja semelhanças, mas não são iguais. Ele usa sim as pessoas, leva pra cama sim e depois descarta. Existe da parte do nosso amigo, o usar em beneficio próprio, e depois a pessoa se sente usada e descartada, porém foi ela própria que se colocou na armadilha, que aceitou o jogo, juntou a fome com a vontade de comer. Com você a coisa funciona diferente, essa oportunidade de clarificação, essa oportunidade de pontuar para o outro: - "hei estamos confundindo as coisas?", isso é tão forte e lúcido que chega a ser incomum. 
- Ah, mas ai é que esta será que não faço isso porque sou diferente ou porque sou mulher? Será que ele faz, porque não reconhece o seu próprio limite e não sabe que independente de ser homem ou mulher pode dizer não, não "tô" afim, quando alguém força a barra? Sabe que até cheguei a dizer isso a ele, em um de nossos diálogos. A liberdade que temos de colocar limites, sem medo de deixar de ser amado, ou de ser visto como homem. É por isso que tenho minhas dúvidas será ele de fato um sedutor barato como dizem por ai. Será ele fascinante ou sedutor? Será ele alguém que também sofre e tem angustias e se alimenta da fome dos outros e continua com fome?
- Ah, acho que ele é as duas coisas. Na verdade como se fosse um Gavião, ele reconhece a presa fácil e seduz, embala, envolve e se diverte. Por outro lado ele também é fascinante na forma de tratar e se relacionar com as pessoas. Porém existem armas e subterfúgios que ele lança mão, e é ai que começa a ficar perigoso. E isso eu não vejo no seu comportamento, vejo muito mais pureza e que alguns rotulam como ingenuidade. E talvez você tenha razão de reconhecer nele dores e sofrimentos, mazelas e angustias como já me disse em outros momentos. Talvez o fato de ser do sexo masculinoo imponha padrões do mostrar que dá conta do recado e que sempre tem que estar afim, disponível pro chamado. Talvez vocês sejam parecidos em muitos aspectos, mas são diferentes. “Nem tudo que reluz é ouro”.
- Como assim não entendi? Você sempre diz isso, não é a primeira vez que você solta essa de que "nem tudo que reluz é ouro" e eu não compreendo o que você quer siginificar com isso. 
- Você trata as pessoas com o seu jeito de ser sem pensar ou perceber que esse jeito é diferente quando se torna adulto. Não te vejo como lunática, talvez até seja revolucionária. Agora Lunática? Ah, você não sabe e nem imagina o quanto me machuca quando ouço alguém de rotulando de Lunática, porque você é tão Lúcida, vive numa Lucidez enlouquecedora. Você faz conexões, percebe os sinais e as oportunidades da vida, de uma forma que assusta. Tenho medo disso tudo por você. Não é facil ser você. Tem muito mais pureza e compaixão no seu jeito de ser do que qualquer outra coisa, e minha torcida é grande pra que ninguém roube isso de você. Já ele, faz de caso pensado, tem um jogo uma fuga, um disfarce. Porém, o “PAISÃO”, deu uma misturada nas peças e colocou dois grandes jogadores juntos, não foi à toa, tem algo de descoberta pra vocês nesse jogo. E sinceramente por fim, por terem algumas energias parecidas e fortes, porém utilizarem dessa de maneira diferente, é como se fosse uma oportunidade de reconhecimento, constatação e escolha. E no final vocês enquanto Seres em Evolução como você gosta de chamar, tiveram a oportunidade de aprender algo a mais. Porém não se confunda, nem se equipare. São coisas diferentes. Há coisas que reluz, mas não é ouro de verdade, é ilusão, é imitação, é falso. 
- Sei não Grande Li, vou continuar a refletir, sobre esse assunto. De algum modo sinto que há muito de semelhança e lição nesse processo, que há encontro de almas. Talvez ele seja mais um Belo Ser, em dor e sofrimento, a pedir abrigo, um ser tão faminto quanto os outros. Não vejo tanta maldade assim como o rotulam, não quero aqui ficar defendendo-o ou justificando os seus atos, apenas olhando pra ele enquanto Ser Humano, e pra mim, considerando as nossas conversas e longos "papos de loucos", que tivemos um com o outro, consegui enxergar dor, medo, insegurança, receio, sensibilidade, traumas e até mesmo auto-violência, na medida em que esse se declara por vezes se envolvendo com mulheres sem estar afim. Talvez tenha muito da auto-afirmação masculina. Essa coisa maluca de que homem que é homem, não nega fogo, e mulher que é mulher se recata. Tem muito de moralismo, nessas histórias sociais, e eu muito a aprender.
- Éh, isso é complicado mesmo. Por vezes há pessoas que ao se tornarem adultas, fazem de outras pessoas seus brinquedos. E existem brinquedos mais difíceis de brincar. E você não é brinquedo, você é algo diferente que como espelho, provoca em nós reações estranhas, que nos faz dar de cara com sentimentos, sensações e intuições que de tão adormecidas já estavam esquecidas, e outros que agente quer negar a todo custo. É como um resgate da pureza e da criança. Isso é dom, Anjo não deixa ninguém roubar ou confundir isso ai dentro de você. Veja que incrível e quantas coisas você consegue enxeregar e puxar pra você enquanto responssabilidade. Talvez ele não seja mesmo tão sacana assim, como o rotulam por ai, e eu ainda não o enxerguei. E por outro lado nessa de conexão, talvez você tenha razão de enxergar alguma lição, nesse lance e história.  E é isso que acho incrível em você. Você também, por mais indiferente que fosse, se deixou embalar e tocar no âmago, por esse Ser, então ambos não conseguiram sair ilesos, dessa brincadeira, como diz, acho que por fim ambos aprenderam algo, como num jogo.
- Hei Grande, muito louco isso. É exatamente o que sinto. Pra mim tem lição, tem mensagem, tem oportunidade em todos os lances. E de nada vale ficar se culpando, culpando o outro, ou procurando culpados. Quando se faz isso, se perde a oportunidade de captar a lição. Claro que no momento do envolvimento com a situação ou em conflito com o outro existem conflitos de sentimentos e sensações, porém ouvindo e respeitando a intuição, vem a luz e se percebe a oportunidade do momento. Olhando racionalmente para tudo o que vivi e experimentei, a única e verdadeira raiva que fiquei foi de ter saído da Agência, de ter deixando um Trabalho e um local que eu amava, por causa do Assédio e da Tortura Maluca dele. De um lado vi que eu não era tão forte e auto-suficiente assim, e que já não suportava mais aquela pressão, acho que ele estava louco e queria me enlouquecer. E por outro lado fiquei louca da vida, quando descobri que depois de 15 dias que sai e consegui a transferência, ele foi e fez o mesmo. Ficou aquela dúvida: - Será que ele já sabia que ia sair e não me controu? Eu avisei pra ele, que iria sair dali por que já não aguentava mais a aquela insistência. Será que se eu tivesse esperado por mais 15 dias ele teria saído e eu poderia ficar e continuar fazendo o que amava? Será que ele também estava cansado e magoado, e por isso saiu? Não tenho essa resposta. Porém foi o que de mais forte senti.  Custava o amigo ter dito, fica eu saio, não vou mais te perturbar. Meu aquela noite que o cara me ligou 27 vezes dizendo que eu ia sair com ele, que eu tinha que sair com ele, que ele ia até a minha casa, meu tirei o telefone do gancho, não aguentava mais, quase surtei. Então disse já chega. Veja que engraçado. Você lembra-se daquele curso que fiz no ano passado, com aquela vivência do “Presente do Universo”, que te contei (...) cada participante, escolhia num monte de cartões um, e que a virtude ali encontrada representava o dom, que trouxemos do Universo. E eu tirei COMPAIXÃO. Houve uma nova rodada, e quem desejasse poderia pegar outro cartão. E que eu não tendo entendido porque peguei aquele, decidi pegar outro, e tirei novamente COMPAIXÃO. Agora você falando, sei lá porque fiz uma conexão com aquela vivência.
- Sim, eu me lembro. E lembro que te disse que tinha tudo haver com você. Percebe isso é Compaixão. Você tem essa virtude em seus atos. A sua habilidade por relevar e perdoar. Acolher, afagar, olhar além e se desprender de si, compartilhar, doar-se, ajudar, não é comum, e isso é compaixão. Compaixão não tem nadava haver com dó, com pena, como se confunde por ai. Pelo contrário, quando alguém se doa com a Compaixão, isso nos faz sentir maior e forte. E faz sentido o seu insight, as pessoas se apaixonam pelo modo que vocês as tratam. E a sua resposta a isso, o seu clarear das coisas, é uma grande oportunidade, isso é ouro para quem sabe aproveitar. E não sofra, por perceber que nem todos conseguem e se afastam isso é até bom e saudável, te protege. E quando digo que ambos não conseguiram sair ilesos, é exatamente pelo fato dele sair da Agência após 15 dias da sua saída. Anjo eu olhava para aquele homem, e o via aos trapos, como numa grande ressaca, murcho, nem parecia o mesmo pavão. E logo depois ele saiu. Algo aconteceu dentro dele, por mais que ele tenha extrapolado os seus limites, acho que ele também extrapolou os dele. Continue sendo você, e como você gosta de dizer: - Se cuidando com Amor.
(silêncio) (...)
- É profundo, sabe tudo o que não quero é condenar as pessoas, ou enquadrá-las como isso ou aquilo, no fundo tudo o que querem é amar e serem amadas. E por não saberem ou terem se esquecido, o real significado do sentir e "Ser" no amor, por amor universal. As peças se confundem, nesse mágico parque de diversões, como diz minha avó, a Faculdade da Vida. Por isso fiz essa conexão entre eu e o nosso amigo Matheus, esquecendo a diferença de sexo (femininoo e masculino), o quanto há de padrões morais, religiosos, certo e errado? O quanto há de segurança, auto-afirmação, auto-sabotagem, ou naturalidade do Ser Humano Gente? O quanto há de orgulho e vaidade?
- Ah, você e sua avó. Como ela é importante e te marca.
- Ah, minha avó Li, é mágica, tudo de bom. É uma delicia escutar suas histórias e estórias.
- Bem, agora que fiz essa descoberta, vou tentar encontrar o ponto de equilíbrio, entre o ser eu mesma, sem invadir o mundo do outro ou permitir que o outro invada o meu mundo.
(risos)
- Você é terrível, tem caixinhas ai dentro trancadas a 7 chaves que ninguém entra, e no menor sinal de ultrapassar a linha, você joga com tudo pra fora. Acho um barato, ao mesmo tempo em que você é um belo e mágico livro aberto, até para os compartimentos que são ou estão fechados, você sinaliza. Aqui não, e como uma segurança, uma clareza que é fora do comum, Por isso que chamo de Lucidez. E saiba que as pessoas gastam e pagam anos de terapia para sacar essas coisas. E que muitos dos que te chamam de Lunática ou Revolucionária, estão gastando fortunas em consultórios, sofrendo, para descobrir essas coisas esses lances. Por isso que repito, não deixe que roube de você isso que é lindo e puro. Continue com o seu Ser Criança, por que você não tem nada de infantil. Acredite.
- Ah, e quem não é assim? Você também é assim. Todos nós temos compartimentos que requerem mais espaço, tempo e estados de confiança, que tem códigos mais profundos para serem acessados. Isso faz parte da proteção da própria integridade. Tudo bem que venho descobrindo às duras penas que nem todo mundo gosta de se conhecer, falar de si, ter “papos de louco”, se aprofundar, que muitos optam pela superficialidade. E essa descoberta esta sendo difícil, porém também mágica. Assim lembre-se do que sempre digo: FORÇA, MAS NÃO ENTORTA, PORQUE SE ENTORAR O BICHO PEGA.
(risos)
- O que pra mim não desce é esse negócio maluco, dizem que não gostam, mas gostam. Dizem que gostam, mas não gostam. Renegam o afago, o presente e o afeto, e ao mesmo tempo cria datas especiais para manifestar amor, afago afeto. E reclamam porque comercializam essas datas. É meio maluco, isso. Pra mim não faz sentido ter dia e hora marcada no calendário, pra manifestar afeto, afago, amor, pra dizer: Amo Você, Você é importante pra mim. E se ao mesmo tempo dizer essas coisas é hipocrisia, démodé, fora de propósito, fora de hora, e não é coisa pra gente que cresceu porque os Caras inventam essas datas, e depois reclamam da comercialização dessas datas, se são eles mesmos que estão se deixando comercializar, uma vez que condicionam que a manifestação do afeto, do afago e do bem querer, do cartão, do ser romântico e poético, com data marcada, porque ser fora da data certa, é ser lunático e sonhador? Veja que interessante você mesma, é a primeira a agitar um presente e cartão com a Galera do Trabalho, no dia do aniversário de alguém. É como se estivéssemos sedentos e loucos pra chegar à data em que possamos liberar esse desejo, e ao mesmo tempo bravos por represar esse desejo nos outros dias, enquanto todo dia é dia pra amar. Você adora dizer que todo dia é dia, e que as datas especiais são bobagens, e ao mesmo tempo se condiciona aos dias? Eu fico confusa.
(silêncio)
- É Anjo, isso de fato é louco e assustador. Quando digo que todo dia é dia, quero dizer exatamente o que você sente, e quando digo que as datas e aniversários são bobagens, talvez seja porque não quero me frustrar com a esperança que nesse dia alguém se lembre de mim. E você foi muito sacana e filha da mãe quando me deu essa lição. Mas eu entendi o seu recado. Quando você não me procurou, e se esqueceu do meu aniversário. Fez-me sentir que não era bem assim, e que eu espero ser lembrada, também. E ao mesmo tempo gostaria que todos nós pudéssemos nos manifestar afagar e amar livremente sem data marcada.
- Ué e quem foi que disse que agente não pode? Esse mundão ai tá muito complicado, vamos descomplicar. Estão colocando segurança e cinto de seguranças em brinquedos que não oferecem risco de morte, e tirando a segurança e cinto de segurança em brinquedos que oferecem risco de morte. Cabe a cada um de nós mudarmos, e influenciar com o amor, o desprendimento e a doçura incondicional os ambientes em que estamos. E se alguém nos interpretar mal, julgar, condenar, podar, releva, conte até 10, respira fundo, faz a volta, contorna no quarteirão e volta pra você. Esse é o lance, esse é o segredo da vida. Ser agente, como gente, sendo gente. Sacou?
- Você é terrível e sabe com compaixão ser cruel, se agente precisa de uma chacoalhada maior pra acordar pra vida.
- Ah, Li, me desculpe, eu não fiz por mal. Quando me esqueci do seu aniversário. Eu esqueci mesmo, e depois que percebi que esqueci, nem liguei, porque como você sempre dizia que isso "era" bobagem, comércio puro e que todo dia é dia. Achei que você não ligaria, não estaria nem ai, não faria a menor diferença, pra você. Talvez eu tenha sido um instrumento da vida em sua vida, pra te mostrar que não era bem assim.
- Pois, é. É por isso que digo que de tanta compaixão e intensidade, por vezes é cruel, e também mágico, como você gosta de dizer. Dá uma cortada, e agente volta pra gente, entende?
(...) Legal isso mercê um sundae de caramelo (...)

Nenhum comentário:

Coração Saudoso

Benji - 03 meses Benji 02 meses Benji 01 mês Benji 07 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 02 meses...