quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Educando o Adulto e a Criança

Monte Castelo - Inspiração Vital
Recebi uma mensagem pps de título Homem, de uma querida amiga e fiquei refletindo, sobre nós seres humanos, e sobre o ser homem e o ser mulher.
A mensagem é linda, e retrata o fato de que o primeiro contato do Ser, o seu processo inicial se dá no ventre da mulher, assim como os seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento, afago, proteção e alimento. E ressalta a importância do homem tratar bem a mulher.
E eu cá a me perguntar, no que falhamos? Como acertar? Como corrigir?
Afinal sendo nos braços de uma mulher que a maioria dos homens aprende as primeiras palavras, os primeiros gestos, os primeiros passos, o toque, o carinho e o afago. (...)
Sendo no seio e nos braços de uma mulher que a maioria dos homens experimenta os primeiros alimentos e acolhimento. Por que quando adultos, há tantas desconexões?
Influenciamos-nos e somos influenciados o tempo todo.
Da dependência, para a independência e da independência para a interdependência, estamos conectados.
Na semana passada em contato com temas polêmicos e de riscos a saúde e ao bem estar da criança e da sociedade, dada a existência de mentes perturbadas ou perturbadores, em desequilíbrios ou doentes. Fiquei pensando em como contribuir com o processo de transmutação dos ciclos viciosos que se repetem e ferem a integridade e a dignidade humana.
Lembrei-me das crianças mais próximas, dos meus sobrinhos amados, e não resisti em dialogar com algumas mães mais próximas ao meu convívio. Não tenho filhos, mas tenho um montão de sobrinhos e digo a todos, e digo a você também que já é “letrado”, que existe muito de nós nos outros e dos outros em nós.
Que salvem as baleias, a natureza, o planeta!
Que se cuide da sustentabilidade da vida, e isso também significa salvar as crianças e os mais velhos, dos possíveis, potenciais e existentes predadores em forma de gente.
Há gente que reside mais no instinto animal, assim possui maiores debilidades para o instinto espiritual emocional superior. O que resulta em exercer o declínio ao poder e domínio perante a fragilidade, a pureza e a inocência de um Belo Ser, em formação e desenvolvimento que somos nós ao nascer ou ao envelhecer.
Por mais difícil que seja encarar, aceitar e trabalhar a existência de mentes que enxergam na pureza, na inocência e na beleza, do ser humano nas primeiras fases do seu desenvolvimento (ser bebezinho, criança, adolescente e jovem), uma distorção enxergando esses seres enquanto presas fáceis. Intuo e sinto que negar esse fato, por mais que o desejo seja outro, pode significar correr o risco de alimentá-lo. Digo alimentamos mesmo que sem querer ou perceber, ao negar, abominar, excluir de qualquer possibilidade de dialogo, aproximação do fato e realidade, assim mantendo esse ciclo vicioso de desvios, abusos e crueldade.
Por vezes a coisa esta tão perto, tão próxima, tão nítida, emerge a intuição, sinais são escancarados, e não agimos, não atuamos em prol da transmutação, da mudança de rota, da proteção e da prevenção. Por quê?
Eu fico a me questionar, será que a fuga (o evitar tocar no assunto, encarar os fatos, trabalhar as situações) se dá por ser feio (agride aos olhos do corpo e da alma)?
Será que a coisa por ser tão assustadora e dolorosa, ao invés de agirmos, atuarmos e protegermos os indefesos, nós acabamos por fugir?
Será que uma parte de “nós” entra no estado de negação e repulsa, daí preferimos de algum modo mesmo que sem perceber “abafar o caso”?
Transmutar os efeitos cascatas, transmutar os ciclos viciosos, mudar a rota, romper as repetições, com o Amor Universal e o Dialogo, com a consideração integral de cada ser, é premente. Mediar, conciliar, e antes de tudo proteger quem precisa de proteção.
Quando penso nessas coisas, olho pra natureza, e observo que cada espécie animal tem uma forma de cuidar da sua cria, e que tem um tempo para protegê-la, com unhas, garras e dentes dos predadores que a ronda.
Em outras palavras digo, trabalhar desde a primeira infância os valores de cultura de paz, humanidade, amor, dialogo, partilha, socialização, convivência, cooperação e as relações de confiança é vital. E continuar trabalhando esses mesmos valores por toda a vida, é crucial.
As crianças eu digo (...) e se você puder dialogue também com os seus e os próximos a você, com e por amor (...)
Saibam que ninguém tem o direito de te violar, assediar, abusar, ameaçar, agredir, acuar ou violentar.
Então mesmo que essa pessoa seja: a sua mamãe, o seu papai, o titio, a titia, o irmãozinho, o amiguinho, a professora, a tia da escola, o médico, o guarda, o tio da perua, o tio do parquinho, o pediatra, ou qualquer adulto, criança, adolescente, jovem ou velho. Não importa, quem seja, saiba que isso não é amor, e que você não deixará de ser “Bom, Amável, Confiável e Belo”, por dizer não, por contar o que esta acontecendo e pedir ajuda.

Aos mais velhos, adultos, jovens, adolescentes e crianças vale destacar:
Atente-se para alguns “chavões” que se perpetuam de geração em geração.
1) Homem não chora
2) Mulher tem que chorar quando apanha
3) Criança tem que apanhar pra aprender
4) Você esta de castigo porque não foi bonzinho
5) Você vai apanhar porque bateu no coleguinha
6) Se você não fizer isso Deus vai te castigar
7) Se você não me obedecer a policia vai te pegar e te deixar careca, e vai te prender
8) Se você não se comportar não vai ser bonzinho e bonitinho, então não será amado
9) Se alguém te bater ou te fizer mal, deixa releva, Deus sabe o que faz
10) Se alguém abusar de você é uma questão de causa e efeito, você esta pagando por outras vidas
11) Você tem que ser assim, para ser feliz
12) Você deveria ser assim, pra ser legal
13) Isso é pecado por isso você esta sofrendo
14) Menino não mexa ai, isso é feio
15) Que coisa feia menina
16) Tome esse doce e guarde segredo. Esse será o nosso segredo tá.
17) Experimenta isso aqui, que é gostoso e você vai ficar legal
18) Você é careta, tá todo mundo fazendo, vem com agente
19) Se você me ama mesmo, tem que fazer isso pra mim
20) Não conte isso pra ninguém, guarde segredo, porque é feio
21) Se o pastor ou o padre falou é verdade
22) Os adultos sempre sabem o que fazer e como reagir, possuem todas as respostas
23) Fica boazinha se não o bicho papão vai te pegar
24) Olha o homem do saco te olhando, ele vai te pegar se você não for bom menino
25) Se você não me obedecer, Deus vai ficar triste com você
26) Se você não vier aqui agora, Deus vai te castigar
27) Deus tá vendo tudo o que você faz você vai ver só

Por hoje para na questão 27 e sabemos que existem outras. Um pedido: Se você é pai ou mãe e diz ou já disse essas coisas aos seus filhos, aos pequeninos. Se puder agradeço a sua revisão e o repensar, pois isso faz mal a saúde emocional, mental, espiritual e do corpo. Essas coisas são ingredientes nocivos que aos se acumularem forma lixos dentro do nosso Ser. Se você é filho e escuta essas coisas, se puder e desejar, delete tudo e exercite de algum modo o auto-perdão e o perdão aos adultos, pois eles não sabem tudo, e como nós aprendemos mais no ver e fazer, do que no escutar. Sem justificá-los, digo que existe a probabilidade de estarem repetindo o que abominavam e aprenderam, por vezes nem se dão conta que estão em repetições e efeitos cascatas, repetindo com você atitudes e comportamentos que quando eram crianças sentiam como amargas, ruins, desagradáveis, estranhas, desagradáveis. Muitos adultos são infantis, e você com o dom da pureza, talvez possam ajudá-los a serem criança e humano em amor. E lembrem-se cada um é responsável por si, você tem escolhas, não é o responsável pelos outros. E se infelizmente no período em seu potencial e capacidade de defesa ainda estava em desenvolvimento e por tanto você precisava da proteção e não teve, lembre-se existem novas possibilidades, novas escolhas. E as escolhas devem ser sempre suas, não por mim ou por alguém e sim por você, porque faz sentido e bem ao seu âmago.
Acredito verdadeiramente na tendência ao desenvolvimento e atualização de todo ser vivo, e considero de corpo e alma que cada fase de reprodução, e desenvolvimento da vida, e da vida em nós, requer cuidados diferentes, adubos diferentes, assim o meu toque, para com o cuidar dos “indefesos”, ou dos estágios de maior fragilidade, seja nos primeiros anos de vida, quanto nos últimos anos de vida, em que nosso corpo físico, nossa mente e por vezes nosso próprio espírito encontra-se em fase de maior vulnerabilidade e debilidade, no sentido de fragilidade. Como semente em fase de germinação, como planta em fase de poda. Natureza nas suas diferentes estações requer cuidados diferentes.
Equivoca-se aquele que acredita que o problema esta longe, só na casa dos estranhos, do vizinho distante, ou que esta imune. E também quando assumimos a postura de que o problema é só de quem o vive, estamos conectados, lembra?
Enquanto organismo vivo, se uma parte de nós adoece ou esta doente, de algum modo isso também nos afeta, daí a importância do saber cuidar-se e contribuir com o cuidar do próximo com amor.
Enfim, vamos, nos falando, e se relacionando com amor e liberdade fraterna e solidária,
Com ternura,
 
Dica pra curtir e se inspirar por toda a vida:
Conspiração de Amor – Pitty

Nenhum comentário:

Coração Saudoso

Benji - 03 meses Benji 02 meses Benji 01 mês Benji 07 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 02 meses...