quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Educando pra Ser Pessoa Humana

A DICA DA TIA É A SEGUINTE
1) Menino, Garoto, Moço, Rapaz, Jovem, Homem, Velho, CHORA, QUER E PODE TER COLO SIM!

1.1) Mesmo depois que não é mais bebezinho tia?
Claro, querido, mesmo depois que cresce, e por toda a vida! Menino e Homem são da natureza, e tudo que é da natureza também chora; é normal faz parte dos nossos ciclos de vida. Pode chorar tá. O que te faz mais ou menos homem, não é o carro, a roupa ou sua conta bancária, é a sua dignidade humana, e o seu jeito de ser pessoa, ser gente! Ser forte é permitir-se a ser frágil. Os maios corajosos e super-heróis são os que sentem e assumem o medo que sentem; os valentões são outra coisa.
Então menino chora tia?
Oh, chora, e como chora. Pode chorar, não tem nada de mal nisso! Limpa a alma, alivia o coração!

2) E menina, tia tem que chorar quando apanha?
Menina e Mulher choram, porque também é da natureza, e chora quando sente vontade de chorar. Não precisa apanhar pra chorar. E não precisa chorar porque apanhou. E nem precisa apanhar, ela pode segurar o braço do menino ou da menina, do papai ou da mamãe, pode se esquivar pode correr pra de baixo da cama, pode mudar de lado ou direção e não apanhar.

2.1) Então se um menino me bater ao invés de chorar o que faço tia?
Ah escolha é sua. Existem várias possibilidades. Antes é preciso saber que não é preciso apanhar e que bater se dói é porque faz mal. A dor sinaliza que algo esta estranho, algo não vai bem à nossa natureza. Lembra somos natureza. Na experiência da tia, se te batem e você foge você continuará sempre fugindo. Se te batem e você rebate, em geral param de bater. A tia dava uma surra nele ou neles. E existem várias formas de dar uma surra. Não significa necessariamente bater fisicamente. Você pode bater com o olhar, com o gesto, com a palavra. O importante é na sua postura, você transpirar e inspirar autoridade, autonomia, limite. Levantar a bandeira e dizer algo do tipo: - hei, MEU ou você para ou eu vou te bater também. Alguns meninos e meninas eram mais fáceis era só conversar e paravam. Os valentões são covardes, não batem ou mexem sozinhos, precisam de outros pra se garantir, porque na verdade são medrosos então use isso na sua defesa. No caso da tia, aqueles que não paravam, a tia dava um “se situa garoto”. Hei menino, isso vale pra meninos também, tá?!

2.2) Mas, o que é um “se situa garoto”. Tia?
(risos) Ah, simples assim, você sinaliza qual é o limite, qual é o seu território, e avisa com segurança e autonomia, precisa ter autoridade saindo pelos poros (peito de bombo estufado, abrir os braços e movimentá-los, como se faz para se proteger dos gansos), e então sinalizar, algo do tipo: - se passar desse limite, passará da linha do respeito, e ai eu vou avançar e sinalizar. Se insistir, posso até apanhar, no entanto você também vai levar o seu, porque não sou do tipo que apanha e volta correndo pra casa chorando. Entendeu? E depois de boa vou trocar de amiguinho, de turma, se nada adiantar. Porque amigo que é amigo, companheiro que é companheiro, não bate, abraça e beija com carinho. Assim antes de partir pra cima do outro, antes de agredir fisicamente ou verbalmente, busque sempre o diálogo, a conversa, o entendimento, e por vezes sempre que possível saia da roda, saia da turma, saia da banca antes de começar a apanhar, faça novas escolhas, mude de rota, tem muita gente boa na Faculdade da Vida, e um montão de amiguinhos que só querem brincar e se divertir ao invés de ficar batendo ou apanhando. Se amigo é mais gostoso, Ao menos pra tia. Hei garoto isso vale para os meninos também, tá?!

2.4) É certo bater pra aprender tia?
Ninguém precisa apanhar pra aprender, nem mesmo você criança, mulher, homem ou velho. O ideal é ao invés de bater, educar. Quem fica batendo gratuitamente, ou alegando que é pra te educar, na verdade esta querendo te dominar, tirar de você a sua autonomia, o seu direito de ser você. E por alguma razão faz isso por sentir-se ameaçado, não saber lidar com você, sentir-se perdido. E boa parte das pessoas independente de idade não gosta de experimentar essas sensações e sentimentos, então quando perdem o controle, quando se sentem ameaçadas com ou sem razão, quando sente que precisam controlar o outro, e não sabem como fazer isso, batem. Na experiência da tia, existem outras formas para aprender e ensinar, agora você é que descobrirá as suas!

3) Os adulstos sempre dizem que se eu não for bonzinho vou ficar de castigo. O que é ser bonzinho, tia?
A tia chama isso de “REPETIÇÕES EFEITO CASCATA”. Bonzinho é um brinquedo, não sei se ainda existe, mas a tia tinha um boneco desse e ficava na cama perto do travesseiro. E como você não é um brinquedo, fique atento. Ah, cuidado com isso amor. Isso é uma maluquice que os adultos aprendem e odeiam quando são crianças, e depois quando ficam grandes repetem a mesma coisa com você e as outras crianças. Em geral dizem isso porque estão sem paciência, irritados, bravos, com raiva, com ódio ou mágoa, deles mesmos ou de alguma coisa que aconteceu ou esta acontecendo, ou de outro adulto ou até mesmo de você. E se sentem fora do controle, então entra o que se chama de “CHANTAGEM EMOCIONAL”, ao invés de negociar com você os limites, te impõe limitações do ser quem você é. Todos sentem de tudo, e não é errado sentir, tá! O diferencial esta em como você reage, em como você lida com o que sente, com as sensações que experimenta dentro e fora de você. E você pode ajudar o outro, contribuir com o outro de algum modo, demonstrar que você quer ser você, e não ser bonzinho. Só ser você.

3.1) Então, acontece que se o coleguinha roubou meu lanche, estragou minhas coisas, quebrou o meu brinquedo, ficou me provocando, me bateu. Eu bato nele e depois a mamãe e o papai me batem e a professora me deixa de castigo, isso não esta certo né tia?
Ah. Meu querido eis ai uma dificuldade que os adultos têm de experimentar a escuta e o dialogo amoroso, o entendimento. Alguns sabem, outros pensam que sabem e outros se esquecem totalmente. Então ao invés de perguntar por que você esta se comportando de forma agressiva ou violenta, te batem, porque querem controlar e domar isso em você, quando na verdade estão só travando o seu processo e desenvolvimento. Nesse caso a dica da tia é a seguinte, depois que os ânimos se acalmarem naquele momento de filme ou desenho com pipoca, comunique-se com o adulto, diga a ele o que aconteceu, conte pra ele porque você bateu, e conte também o que você sentiu quando ficou de castigo ou apanhou porque se defendeu. Não adianta você querer se comunicar no momento em que o adulto assume o “surto do controle”, nessas oras o canal de comunicação esta bloqueado, ele fica fixado. Use seu coração, e encontre uma forma de educar os adultos.

3.2) Tia, mas eu sou criança. São os adultos que educam, eles já não foram educados?
(risos): Bem, esse é um grande mistério, não há idade querido para educar ou ser educado. Nós educamos e somos educados por toda a vida, e por todo o sempre, sempre que estivermos com o coração e a alma aberta a isso. E você e todas as crianças, sempre que falam com a voz do coração, educam os adultos, e ajudam os grandes pequenos, a se perceberem e se lembrarem de quem são e do que podem ser. E cá entre nós, segredo que você pode contar pra todo mundo, alguns adultos, faltaram nas aulas da educação. E isso não significa que seja ruins ou mal educados, apenas que precisam de mais algumas aulas, ir mais a escola e a faculdade da vida.

4) Tia, Deus castiga mesmo?
Ah, eis ai um grande mistério. Depende do referencial e do ponto de vista. Pra tia, Deus é amor, e quem ama liberta, não aprisiona. Ele oferece oportunidades para você, eu e todos crescermos e nos desenvolvermos. Não é um carrasco com chicote, é amor, é bondade. O que a tia sentia em relação a Deus, quando era do seu tamanho, ela continua sentindo até hoje. Deus esta em tudo é a Natureza, o Universo e o Amor. É livre é bom.

4.1) Mas então por que dizem que ele vai me castigar?
(risos) Eu não sei. Talvez não tenham uma explicação melhor pra te dar e justificar o porquê está te batendo ou colocando de castigo. Então para se sentirem autorizados a esse gesto vingativo, de controle e punição, que confunde limitação do outro, com limites do relacionamento, usam o nome de Deus, de forma equivocada. Sabe quando você faz uma arte e apronta, e fica com medo, então antes que perguntem quem foi você responde: - “Eu não fui”, é algo mais ou menos assim. O castigo esta aqui na cabeça e aqui no coração. Agora isso é o que a tia acredita e sente. E pra você como é? O importante é que faça sentido dentro do seu coração.

5) Tia, se eu não obedecer a policia vai me pegar e me deixar careca, ela vai me prender
Isso é uma fuga dos pais e dos adultos, uma espécie de ameaça quando sente que não conseguem exercer controle sob você. O papel da policia é outro. É manter a ordem e a segurança na sociedade. Existem pessoas que vão presas sim, porém não por essas razões, e sim porque cometeram crimes, violaram a paz, a segurança e a ordem social. A policia pode ser amiga, e não necessariamente um bicho papão, tá?! E quando você se perder ou ficar com medo de alguém procure se aproximar das áreas de segurança, dos locais onde se avisa que tem alguém perdido, solicite ajuda.

6) Tia, porque tenho que ser bonzinho e bonitinho igual ao que os outros querem para ser amado. Eu me sinto estranho quando ouço isso?
Uhn, olha que interessante você meso disse que se sente estranho. Se você se sente estranho quando escuta isso, é porque sente que estão querendo te roubar de você. Então querendo que você seja o que você não é. O ser "belo" e "bom", dependendo da forma em que se olha. É preciso se aproximar mais. Lembra da Bela e a Fera? É mais ou menos assim. Você não é ruim ou feio, porque não quer abraçar um adulto ou coleguinha (independente de quem seja), que você sabe que te faz mal, tá fazendo mal, escondido, ou que por alguma razão que você não sabe explicar se sente mal próximo. Lembra do filme e desenho com pipoca? O segredo é você encontra o momento em que o coração do adulto esta mais calmo e relaxado e contar pra ele o porquê do seu comportamento ou reação. E lembre-se mesmo assim por vezes ele vai levar um tempão pra entender. É preciso ter calma e confiar, por vezes os mais velhos aprendem mais devagar. Se for para ser bonzinho e bonitinho, seja porque é escolha sua, e não porque alguém disse que tem que ser assim, ou porque você esta com raiva, ou porque você esta com medo. O amor liberta, lembra? Se alguém impõe a você (seja quem for) o jeito que você tem que ser para ser amado por esse alguém, repense essa relação, porque isso meu amor, não é amor, é posse e apropriação indevida do SER que é livre.

7) Tia, o que quer dizer deixa, releva, Deus sabe o que faz?
Ahn? Nossa meu deus, você também tá escutando isso? Nossa como agente se repete. Eu não sei bem explicar, a tia escutou tantas vezes isso quando era criança, foram tantas vezes que pra tia o certo era fazer uma coisa e os adultos faziam outra, e diziam “deixa releva, Deus sabe o que faz”. E ela levou anos pra entender isso. Até então acreditava que isso era perdoar, mas mesmo tempo não sentia sentido nisso. Até que aos 15 anos ouvi uma das melhores explicações, que fez sentido ao meu coração, mas pode ser que não faça para o seu então reflita, tá. Sinto que é uma transferência do desejo de vingança, de punição, como se Deus em algum momento fosse se vingar e punir por mim, o outro que me fez mal. Então juntou essa pecinha com outra, não sei se você já ouviu também. É uma que os mais velhos dizem assim “se te baterem ofereça a outra face”.

7.1) Já, tia! Já ouvi isso várias vezes. É Pra eu deixar que me batam do outro lado?
(risos), Então a tia, descobriu que não era bem isso. Os mais velhos às vezes são confusos na explicação, ou por vezes querem nos explicar coisas que eles mesmos não compreenderam direito. No coração da tia, quando ela juntou as duas pecinhas, sacou o seguinte: A outra face é o perdão, a tolerância, o amor, o bem querer. E isso também requer defesas, como as flores que possuem espinhos. Lembra quando a tia falou do conversar, do esquivar-se do defender-se? Então tem haver com isso, você não precisa ficar parado esperando ou dando de graça para o outro, o outro lado do seu rosto pra apanhar duas vezes. Na verdade você pode se defender e se proteger com a paz ao invés da violência. Agora isso é um grande exercício, e como subir o morro de bicicleta, exige esforço.

8) Tia, o que é causa e efeito, eu abusei de alguém em outras vidas, e agora por isso ele fez ou faz isso comigo?
Ai, meu deus do céu. Você também esta ouvindo essas coisas? Olha a tia, não tem respostas pra tudo. Não sei tudo. Rogo se possível, para se libertar da culpa ou do sentimento de culpa. Tem um monte de coisas que a tia, ainda esta descobrindo e agente pode descobrir juntos, quer me ajudar, topa? Por enquanto a tia o que a tia sabe é que há quem acredite e quem não acredite nessas coisas. Há quem acredite que há outras vidas, e quem acredite que não. E isso é questão de fórum intimo e fé de cada um, não se discute ou se impõe. Lembra que a tia falou pra ver como bate no coração e se faz sentido ai dentro? É mais ou menos isso.

8.1) Mas tia, você acredita nessas coisas? Por que isso aconteceu ou acontece comigo?
Eu tenho lá minhas dúvidas, acho que há um misto entre verdades, realidades, distorções e sentidos. Pra tia o que faz mais sentido é o que é essência em todas as doutrinas e religiões. Nas outras coisas a muito de criação e distorção de cada ser humano, para domínio, poder e controle, do que não se controla de fato. Acredito que você é bom e é amor, e que ninguém tem o direito de te desrespeitar, abusar ou fazer mal. Que você tem o direito de sentir tudo o que esta sentido, e cabe a você descobrir como lidar com tudo isso de algum modo, e que estou aqui contigo pra te apoiar nesse auto-abraço, no ser antes de tudo seu meu melhor e maior amigo. Às vezes os adultos não encontram explicação para suas próprias maldades, atrocidades, e loucuras, e justificam ou terceirizam suas culpas e responsabilidades. Um dia alguém lhes disse que precisavam saber de tudo e ter todas as respostas para serem bonzinhos e bonitinhos, e alguns acreditaram. A tia acredita, também que ainda quando muito pequenino, é mais difícil de falar, mas que você pode pontuar, com os gestos, com os movimentos e com o corpo que há algo de errado ou estranho acontecendo, e que na medida em que você vai aprendendo a falar, quanto mais você falar dessas coisas, quanto mais você não esconder das pessoas que você confia e ama, que há algo acontecendo e te fazendo mal, independente do que seja ou de quem seja o autor, menos isso continuará acontecendo e te afetando. Se teus pais, avós, amigos, professores, ou seja, quem for não acreditarem em você, corre aqui e conta pra tia. Ou mesmo antes de não acreditarem em você, lembre-se que a tia, escuta e quer te ouvir, e saber de você. Estar próxima e perto de você. Vamos juntos resolvendo, nos resolvendo e ajudando. Sabe aqueles quebra cabeças mais difíceis de montar? Por vezes alguns adultos, os mais velhos e o mundo funciona assim, é confuso, mas juntos vamos conseguindo.

9) Tia, eu tenho mesmo que ser assim como os meus pais querem e os adultos falam para ser feliz?
Você percebe que o seu coração esta em dúvidas e desconfiado? Por que será? Indague ai dentro de você e descubra. E lembre se sempre que você sempre poderá escolher, as escolhas são suas. E os mais velhos, por mais adultos que se considerem; acredite não sabem de tudo, e muitos nem sabem o que é a tal felicidade.

9.1) Tia, eles me disseram que tenho que ser assim e fazer isso pra ser legal. O que isso quer dizer?
Xiii, cuidado preste atenção. Percebe que o seu coração esta desconfiado e em dúvidas de novo? É a sua intuição sinalizando que há algo estranho nessa conversa. Por vezes as pessoas não tem o que dizer e não observam a intensidade que pode ser gerada no que dizem por dizer. Lembre-se você sempre poderá escolher os caminhos, e voltar atrás não é burrice, por vezes é justamente o contrário, assim como o perdão é antes de tudo um ato de inteligência e humildade.

9.2) O que é ser legal?
Legal pra tia é ser gente, é ser você de verdade e não imposições e cópia de alguém. É se respeitar e respeitar os outros. E respeitar o seu espaço e o espaço do outro. É ser solidário e amigo, é ajudar em contribuir porque sente vontade e é natural. É dar, pedir e oferecer ajuda. É dividir, é compartilhar, é ficar bravo também, e se reconhecer bravo e comunicar que esta bravo, e trabalhar com brandura a bravura pra emergir a ternura.   

10) Tia, o que é pecado? Eu sofro porque sou um pecador?
Ai, ai, ai. Minha nossa senhora, como os ciclos se repetem? ... Olha a tia não sabe. O que a tia foi descobrindo com a vida, é que existem dois tipos de pecado. O pecado que o homem inventou por dogma, moralismo, necessidade de controle, ordem, poder e domínio. E o pecado que emerge, da própria natureza da vida, e o ser humano por não saber lidar muito bem com ele tenta o tempo todo fazer imergir, às vezes consegue outras vezes não. A tia acredita mais no segundo, mas já acreditou bastante no primeiro, e precisa ficar sempre atenta, para não se prender ou voltar para o primeiro, pois esse tem muito mais de imposição e mecanismos para doutrinar o homem, com distorções do que é a verdadeira religiosidade e o amor. Já o segundo, esse fala de duas energias que atuam na vida o tempo todo, elas tem nomes longos e difíceis de pronunciar, então a tia, vai tentar traduzir assim. Tudo aquilo que viola, faz mal a você, a alguém ou a natureza e a liberdade do ser natural, gera reações imediatas na natureza, porém nem sempre vistas enquanto imediatas a olhos vistos. Ela vem silenciosa, como as catástrofes, as enchentes, o vulcão em erupção, as tempestades, os tsunami e tudo o mais. E isso é tão simples que fica complicado de se entender e compreender, então nós adultos como crianças arteiras confundimos e embaralhamos as peças, e ai agente precisa da natureza e de você criança para nos ajudar a relembrar qual era o mosaico, o quebra cabeça, o brinquedo e a brincadeira, mesmo. Já o sofrimento, eu também estou aprendendo sobre ele. E sinto que é como na natureza, sempre que agente age ou funciona de forma a violar o que é natural em nós, o que faz parte da nossa natureza, agente cria um descompasso dentro do nosso Rico Universo Interior, agente fica em desarmonia, e por isso sofre até reencontrar a harmina de ser o que realmente somos.

10.1) E isso demora tia?
(risos), Pra cada um é de um jeito e cada um tem um tempo, e dentro de cada um, consiste também o tempo que é de todos porque também esta na natureza. Sabe como nos times, nas orquestras, nas bandas? Tem um ritmo, uma freqüência e que funciona conforme o movimento e a contribuição de cada um, e juntos emerge a música da vida. Agente pode descobrir e ir descobrindo o tempo juntos.

11) Tia porque é feio mexer e tocar no meu corpo? Por que dizem que coisa feia menina?
Nada é feio, se não te faz mal e não faz mal para o outro. Você se tocar, se descobrir e descobrir o seu corpo é natural, faz parte do seu processo de desenvolvimento e crescimento. E isso vale tanto pro menino, quanto pra menina, vale pra todo mundo, que deseja e quer se conhecer. O importante é se respeitar, respeitar o outro, e também ser respeitado. Você tem um espaço que é só seu, o outro tem um espaço que é só dele, e juntos temos espaços que são nossos então é de todos. Mexer e tocar nas coisas, nos objetos e no corpo faz parte do processo de descoberta, aprendizagem e gera o aprendizado. Quanto ao tocar no teu corpo e descobrir e aprender. Há momentos que os adultos ficam tão assustados, perdidos, apavorados, confusos, ameaçados, inseguros e com medo do processo natural de descoberta em que não há malicia, a malicia esta na cabeça de quem vê maldade, e justamente por não saber lidar com a situação, repreendem você, e falam coisas sem sentido, tais como: Não mexa, não toque, é feio, é proibido, é pecado.

12) Tia, mas ele (a) me disse pra eu não contar e guardar segredo e que se eu contar não vão mais me amar, vou apanhar e ficar de castigo, é verdade?
Isso sim é feio, meu amor.  Isso é que não é normal. Esse tipo de coisa, sim é gente grande fazendo ou querendo fazer coisa errada contigo, e te coagindo, te pondo medo, pra poder te dominar e continuar se aproveitando de você e de outras crianças. Que bom que você esta me contando. Enquanto você for bebezinho, criança, pequeno ou adolescente ainda em formação, só você tem o direito de se tocar e se descobrir, nenhum adulto ou criança tem o direito de tocar em você de um jeito que você não goste, sinta medo, nojo, raiva, pavor, congelamento, paralisação. Lembre-se do que a tia disse: - olhe para o que se passa ai dentro, dentro do seu coração, se algo lhe deixa em dúvidas, confuso, indeciso, com sensações estranhas, o seu instinto esta sinalizando que há alguma ameaça a sua integridade física, mental, emocional, psicológica ou espiritual. Cuide-se com amor, defendendo-se e protegendo-se. Não guarde essas coisas e essas dores só pra você, compartilhe, conte fale. Cuida-te e não se deixe intimidar. Lembre-se você não “tem que nada”, você “não deveria coisa nenhuma”. Seja livre. Se possível e sentir vontade ajude, contribuindo para que os outros também a se libertem, sempre respeitando o jeito de ser e o tempo de cada um. Que bom que você teve dúvidas, e quis contar ao invés de guardar segrego, o feio não é você nessa confusão, tá! Loucura é quem faz isso, ou quem permite que se alimente isso. Não se preocupe com o que os outros pensam ou vão deixar de pensar, o importante é você ficar bem e se proteger. E sempre que desejar corre aqui e conta pra tia. Quem sabe agente dá um jeito e consegue montar o quebra cabeça por mais maluco ou dificil que seja. 
13) Tia eu ganhei esse doce pra guardar um segredo de um adulto, só que eu não gostei do segredo. Eu posso contar o segredo?
Claro, conte (...). Que bom contar. Sabe a tia, gostaria de te agradecer por confiar e compartilhar. E te contar um segredo que você pode contar pra todo mundo, você pode ensinar todo mundo a fazer o mesmo. Sabe qual é? Conte sempre no mínimo para duas pessoas que você confia, segredos como esses. É inteligente e saudável não guardar segredos em troca de doces, brinquedos, brincadeiras ou de qualquer outra coisa, principalmente, segredos que mexem com você, te desrespeitam, faz mal, te deixa com medo, ameaçado ou assustado. E em especial quando feitos por crianças maiores ou gente grande. Tá? Quando isso acontece, geralmente há algum tipo de abuso, alguma coisa errada, e se você não revelar o segredo, terá que guardar cada vez mais segredos como esses, e sofrerá com isso, se oprimindo cada vez mais, e isso dói, machuca. E quem te ama de verdade, quem te vê de verdade, te amará mais ainda. Você não é ou será uma criança feia ou má porque contou o segredo, pelo contrário você poderá até se tornar uma criança amiga que ajudou a evitar que mais crianças e outras pessoas passassem pelo mesmo que você. Você não é uma criança, feia, suja, imunda, porca, fedida, maltrapilha, perigosa, má, pervertida, sedutora, ou provocadora, isso são desculpas e justificativas, são projeções de mentes doentes, e de pessoas moralistas, que tem dificuldade de encarar essas questões. O querer abafar o caso ou transferir pra você uma culpa e uma responsabilidade que não é sua, meu amor, isso não é amor, tá? Não é sua culpa entendeu? E guardar esse tipo de segredo, só faz aumentar o poder de domínio e de loucura de quem faz e tem esses desvios. É preciso coragem e nobreza, pureza e hombridade, para tocar no assunto, dialogarmos. Se perdoar, resgatar a dignidade humana, e se cuidar hoje e sempre com e por amor. E lembre-se você e sua vida vale muito mais do que um doce, um brinquedo, uma roupa ou calçado da moda.
14) Tia, mas é dificil conversarcom gente grande, nunca tem tempo, e se tem tempo não entendem, como faço?
(risos) Ah, isso é mesmo. A Tia, também acha. E ao mesmo tempo é fácil se agente consegue se conectar ao coração do outro. O momento da pipoca. E as crianças sabem fazer isso melhor do que ninguém. Você pode ajudá-los a entender e compreender melhor o que se passa e o que você quer. Você esta aprendendo a linguagem deles, e alguns deles esqueceram que já falaram um dia a sua língua, então precisam ser recordados, reciclados, e ai nesse quesito o mestre é você.
 15) Tia, eu não quero, mas tá todo mundo experimentando, e diz que agente fica legal, e que eu sou careta. É verdade?
Sabe, a vovó dizia pra tia, que agente sempre pode escolher. E tem coisas que faz bem e tem coisas que faz mal. Será que existem outras formas de ficar legal, sem experimentar ou usar coisas que nos fará mal? Por que será que você sente vontade de experimentar e ao mesmo tempo não sente? Ser grande, forte e moderno, não é fazer porque os outros querem, e fazer porque você quer, se respeita e respeita os outros. Ser forte é também ser fragil. Lembra todo mundo chora e pode chorar, todo mundo sente medo e frio! Igual sente fome, vontade de beber água, ir ao banheiro. Outra coisa que a vovó sempre dizia, e a tia obedecia rigidamente era para não compartilhar bebida, não beber do copo de outra pessoa nas baladas, e sempre comprar a minha própria lata de refrigerante, e ficar atenta ao meu copo, se possível não largar o copo, não deixar sobre a mesa. Ela dizia que tinha gente má que colocava coisas ruins nas bebidas e isso além de fazer mal, poderia facilitar para outras pessoas nos fazer algum mal. E sabe que a tia, chegou a ver gente se dando mal, por conta dessas coisas, ela na época não entendia muito bem o que era exatamente só depois foi descobrindo. E olha eu  nunca largava o meu copo, e nem aceitava bebidas, balas, chicletes, doces e coisas estranhas, de gente estranha, principalmente adultos, e dos amigos nas baladas sem saber se era de fato de confiança a origem. E a tia não teve menos amigos por conta disse, e nem deixou de ser respeitada ou legal, por conta disso. E você o que quer escolher?

16) Tia é verdade que se eu não fizer (...) ou não aceitar (...). É verdade que pra provar que amo preciso fazer (...)?
Meu amor percebe que você esta dividido em com dúvidas? Por que será que você sente receio e medo com essa proposta? Vamos pensar juntos? Isso tem nome e se chama chantagem emocional e coação, Na experiência da tia, o amor liberta, é generoso, é bom, é livre. Sempre que alguém te impõe condições, te exige provas de amor, renega o teu jeito de ser, isso não é amor. É outra coisa, que se confunde com amor. O amor, não faz ou quer o mal de si, do outro ou do próximo. Amor é pureza, liberdade, vôo, leveza, é beleza, é natural.

17) Tia é verdade que o pastor e o padre, só falam a verdade e só fazem o que é certo e esta nas leis de Deus?
Por que você esta me perguntando isso? (...) E qual é a dúvida? (...) Percebe que mais uma vez o seu coração intuitivo e instintivo estão sinalizando que tem algo que não bate? O pastor e o padre antes de tudo são seres humanos, são pessoas com histórias de vida, com vícios e virtudes como todos nós. Assim como o médico, o psicólogo, o psiquiatra, o pediatra, os professores, os amigos, o s pais, os tios e tias, os avós, e nenhum deles têm o direito, ou poder, ou o domínio total para dominar você e para te obrigar a fazer o que esta te fazendo mal ou oprimindo. Inicialmente agente chega mais indefeso, na medida em que agente vai crescendo, vamos descobrindo os mecanismos de defesa e compartilhamento e interação com o mundo e com o outro. Aprenda uma coisa que é mágica, “BOTA A BOCA NO TROMBONE”, se o papai e a mamãe, se o adulto que você confia, se o amiguinho chegado não acreditar em você, pega o microfone e grite pra todo mundo, não desista de ser quem você é, de se defender e se proteger, de buscar e encontrar o que é certo pra você e o que te faz bem no coração. E sempre, sempre, cuide-se com amor, e cuido do outro também com amor, e lembre-se como a vovó sempre dizia pra titia, dizer não, também é uma ato de amor. Quando alguém te manda calar a boca, quando alguém te manda ficar caladinho, ficar quietinho, te impor coisas que não fazem sentido, isso é opressão, e ficar oprimido só aumenta o poder da opressão.

18) Tia, e eles sempre sabem de tudo? Os adultos sempre sabem o que fazer e como reagir, possuem todas as respostas?
(risos) Que nada, quanto mais dizem ou insinuam que têm menos eles tem. Ajude os adultos. E nem sempre conte para os adultos que você esta ajudando ou educando-os, por vezes o orgulho e a vaidade tomam conta do coração, e então para alguns pode ser doloroso ou cruel de mais, sentir que esta sendo educado por alguém do seu tamanho. Pra outros isso já é mais tranqüilo porque não olham os seres pela idade e sim pelas potencialidades e capacidades. Vá testando e experimentando. Respeite e Ame. Compreenda e Considere. E lembre-se respeito não tem nada haver com medo, obediência não tem nada haver com temor, disciplina não tem nada haver com pavor.

Dicas e pistas da tia.
a) Segredo de amigo segredo de pessoas nas quais essas confidenciam algo de suas vidas, de suas dores e dissabores, e que nada impõe ou obrigam você a fazer ou trocar, isso sim é segredo do bem, é desabafo e confiança, não te gera medo, ansiedade ou pavor. E jamais use isso contra a pessoa, para enfraquecê-la, se vingar ou deixar a pessoa mal. Isso é cruel e desastroso.
b) Brincadeiras de segredo, exemplo quando a tia cochicha no teu ouvido e alto para outros escutarem “eu te amo, e você é lindo”, isso é segredo bom e é só prá brincar e rir, pode contar pra todo mundo, é gostoso de falar, ouvir e dizer. ;)
c) Quando você perceber que algum colega, estranho ou adulto, esta te olhando estranho, esquisito, tem malicia, ou ameaça, abuso ou constrangimento no meio, existem algumas coisas que por vezes podem funcionar. Eis algumas brincadeiras que você pode fazer (com autonomia e autoridade), por exemplo:
- O que quê há velhinho?
- Tio, aperta o 21.
- Qual é, tá me cantando?
- É impressão minha ou tem bola dividida em campo?
- Qual é a tua? O que você quer?
- Hei vem cá, estou enlouquecendo ou você esta tentando me seduzir?
- Opa. Vem não meu, to achando que você esta me assediando é isso mesmo?
- Você quer trocar isso por um segredo? Que tal você contar esse segredo pra alguém do seu tamanho?
- Ah, você esta me convidando pra tomar um sorvete? Vem, cá que tal você levar a sua esposa ou esposo, sua filha ou seu filho, pra tomar esse sorvete?
- Ah, você esta me convidando pra tomar um sorvete? Legal, só um minuto que vou chamar minha mãe, meu pai e meu namorado, podemos ir todos juntos, o que você acha?

PISTAS: O poder e a força do Assédio Moral ou Sexual, da Tortura Física, Moral ou Psicológica, os Abusos e a Violência, consiste por vezes justamente no fato de ser tabu, de abafar o caso, negar o caso, ignorar a situação, da coação. O silêncio estéril só alimenta e retro-alimenta a cadeia de presas e predadores, que estão por toda parte, em todas as áreas, e esferas da sociedade como "pragas". Aguça o instinto, e alimenta o vicio e a dependência, que se retroalimenta com o desamor. O farol esta no dialogo e na escuta amorosa. O antídoto, no amor puro e universal. Na descoberta de que o alimento que sacia a febre, a sede e a fome, esta na terra, no ar, na água e no fogo, esta em nós mesmos antes de tudo.

Com amor,
Tia Lãn, Ilani, Lani, Laine,
Ou pra você,
Elaine

Nenhum comentário:

Coração Saudoso

Benji - 03 meses Benji 02 meses Benji 01 mês Benji 07 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 10 anos com a Pytuka Benji 02 meses...